4 de abr. de 2011

Domiciano Ribeiro (Ipameri)


Distrito de Domiciano Ribeiro
  
Domiciano Ribeiro por Andre Luiz de Andrade
Por-do-Sol no distrito

    Data de Criação: 31/12/1953
Município: Ipameri
Distância de Ipameri: 140 km
População Aprox.: 3.381 hab.
Área Aprox.: 1.180,82 km²
CEP: 75.784-000

Localização
Localização do Distrito no município de Ipameri

Aspectos Históricos e Culturais

             Histórico: Criado oficialmente pela Lei Municipal nº 83, de 31 de dezembro de 1953, o Distrito de Domiciano Ribeiro recebeu tal nome em homenagem a um garimpeiro que vivia no até então povoado, que surgiu em virtude da atividade de garimpo de aluvião.
               Moradias e Infra-estrutura: Composto por cerca 875 residências de pequeno e médio padrão construtivo, distribuídas em algumas ruas e avenidas, sendo as mais antigas pavimentadas. O abastecimento publico de água é feito pela SANEAGO através de dois poços artesianos com capacidade aproximada de 58 (cinqüenta) mil litros por hora juntos; conta com um posto desativado da companhia de telefonia e com uma subestação de distribuição elétrica da CELG.
              Economia: Seus moradores, 3.381 habitantes, trabalham em sua maioria junto às fazendas e empresas da redondeza, no plantio de eucalipto, colheita de batatas, tomates, etc. O distrito conta com uma fabrica de beneficiar batatas e um pequeno comercio, composto por 02 supermercados, 02 hotéis, 03 lanchonetes, 06 lojas e vários bares, servinho a comunidade local e gerando empregos.
            Atenção Publica: O povoado conta uma agencia dos correios, posto policial, uma escola primaria, um colégio de ensino fundamental e médio, 01 posto do PSF (consultas medicas, odontológicas e vacinação), uma creche em construção, dentre outros órgão e instituições. O local recebe limpeza publica todos os dias e coleta de lixo é feita 03 vezes por semana, recolhimento de entulho via contêiner.
               Lazer: O distrito conta com uma quadra de esportes e um campo de futebol, um local destinado a construção de uma praça, um pequeno clube aquático particular, 02 danceterias, 01 salão de eventos da paróquia, dentre outros.
Fonte: Prefeitura de Ipameri

Formação Administrativa

  • Pela Lei municipal n° 83, de 31/12/1953 é criado o distrito de Domiciano Ribeiro e anexado ao município de Ipameri.
  • Em divisão territorial datada de 2010 o município de Ipameri é constituído de 3 distritos: Ipameri, Cavalheiro e Domiciano Ribeiro.
Fonte: IBGE
                                                                                                                                                                                                        


Mapa do Distrito

Clique no mapa para ampliar

20 comentários:

eliana mauricio xavier disse...

q eu



que terra querida que tem gente boa que gosta de trabalha.

Anônimo disse...

Gostaria muito de conhecer esse lugar e tambem trabalhar aí, tenho curso de seguranca, ja trabalhei de professora e est atualmente trabalhando babá em São Paulo, dizem q aí é muito bom.........

Anônimo disse...

Em Domiciano Ribeiro não tem subestação de energia da celg, cai a energia o tempo todo, fora que as vezes ficamos o dia sem energia, e a companhia de água é super incompetente, tem uma caixa de água para eventuais faltas que quase todos os dias pela manhã derrama litros e litros de água pra fora, assim desperdiçando muita água.
Digo isso porque sou Morador a 17 anos da cidade...
Espero que esses serviços melhoram e que a cidade evolua culturalmente...
Um abraço, e venham conhecer o lugar, tem várias cachoeiras incríveis, e lindos campos verdes, pra quem gosta de natureza, um bom lugar para passar um final de semana.

Anônimo disse...

Desculpe mas o Sr. DOMICIANO RIBEIRO nunca foi garimpeiro muito menos morou no povoado. Ele era morador de Brasília com família em Ipamer. O nome foi apenas jogada política nem a família entende porque!

Unknown disse...

Totalmente dependente de Cristalina-Go,mais mesmo até que de sua sede ipameri

Anônimo disse...

Lugarzinho safado, a cada 10 pessoas 9 e meia e maranhense. E ainda tem gente que reclama, claro que aqui tem problemas como qualquer cidade grande mais, e a melhor cidade que já vi pois moro aqui desde que me entendo por gente e já fui em vários lugares mais nenhum foi tão hospitaleiro como aqui...

Walfredo disse...

Espero que não demorem muito para asfaltar a GO que liga Domiciano Rebeiro até Ipameri. Aliás, a Prefeitura de Ipameri deveria construir um distrito agro-industrial em Domiciano e promover loteamentos ao longo da estrada que liga a cidade de Ipameri ao seu distrito mais estratégico.

Unknown disse...

Gostaria de conhecer essa cidade se possível arrumar emprego moro aí tbm 👏👏

Unknown disse...

Eu quero conhecer ai

Unknown disse...

Aqui é maravilhoso!
Minha família e eu, moramos e trabalhamos aqui .
Nao temos neste subsdistrito a pobresa
absoluta nem a fome , graças a Deus !
Boa assistência social que nao tenho nada q reclamar, agua de boa qualidade,
Segurança, os problemas com energia aos poucos estao sendo superado.
Adoro aqui .

Mj disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mj disse...

Dominicano Ribeiro mudou muito, e mudou pra melhor. Temos sim problemas com infraestrutura e urbanização, porem o Distrito tem muitas oportunidades de emprego devido ao agronegócio que emprega grande parte da população. Em outra palavras "só fica parado quem quer". O distrito tem uma grande parte de sua população vinda das regiões norte e nordeste, principalmente do estado do Maranhão. A safra faz com que essa população seja flutuante, pois muitas vagas para trabalho são temporárias (safristas). Particularmente gosto muito de viver aqui onde sou muito feliz e grato. Deus abençoe todos os moradores do nosso querido Distrito.

Sales disse...

Domiciano Ribeiro foi sim garimpeiro. Meu avô, Saturnino Mendes de Sales, foi amigos pessoal do Sr Domiciano e sim, ele faleceu num garimpo soterrado.

Sales disse...

Domiciano Ribeiro foi sim garimpeiro. Meu avô, Saturnino Mendes de Sales, foi amigos pessoal do Sr Domiciano e sim, ele faleceu num garimpo soterrado.

Sales disse...

Domiciano Ribeiro foi sim garimpeiro. Meu avô, Saturnino Mendes de Sales, foi amigos pessoal do Sr Domiciano e sim, ele faleceu num garimpo soterrado.

Unknown disse...

Quando trabalhei numa construtora na Brasil verde na entrada de pires do Rio ia muito na festa no dominicano Ribeiro conhecida como resfriado em 1988

Anônimo disse...

Eu nasci numa fazenda chamada Santa Barbara (1940), próxima desse Distrito, que se chamava Resfriado.
Na ocasião, as Fazendas: Santa Barbara, Lagoa Feia, São Marcos, eram de minha família e a região era conhecida como "Chapada".
Quando criança, brincava nos vários córregos de águas cristalina e muito frias dessas fazendas em companhia de meus primos.
Será que a Lagoa Feia ainda existe com este nome. Pesquei muitas traíras com meu tio Gustavo.

Benedito Alísio Pereira disse...

Tirar o Distrito de Domiciano Ribeiro de Pires do Rio e incorporá-lo a Cristalina ou, melhor ainda, elevá-lo à categoria de município. Aproveitar o ensejo e mudar o nome do lugar, mediante consulta à população.

Anônimo disse...

Mais não é distrito de Ipameri ?

Anônimo disse...

Isso não acontece mais ! SÓ PRA CONSTA.