5 de abr. de 2011

Avelinópolis

Município de Avelinópolis
  
Avelinópolis. GO
Igreja em Avelinópolis
    
         Bandeira                                                                 Brasão 

Data de Emancipação: 14/11/1963
Município de Origem: Anicuns
Aniversário: 14/11
Gentílico: Avelinopolino
Prefeito 2009/2012Waltenir Peixoto de Miranda (DEM) 
CEP: 75.395-000

Mesorregião: Centro Goiano
Microrregião: Anicuns
Municípios Limítrofes: Itaberaí (N), Araçu (NE), Caturaí, Trindade e Santa Bárbara de Goiás (L), Nazário (S), Anicuns (O).
Distância até a Capital: 71 km

Características Geográficas

Área: 164,040 km² (GO: 225°)
População: 2.446 habest. 2011  (GO: 227°)
Altitude: 729 m

Indicadores

IDH: 0,736  est. 2000 (GO: 121°)
PIB: R$ 17.149.000,00 est. 2005 (GO: 206°)

Histórico

                Data de 1939 o início do povoamento da região onde hoje se localiza a cidade de Avelinópolis, conhecida primeiramente, pelo nome de Mata da Aparecida, por se situar na fazenda de igual nome, no então município de Anicuns.
            Cobria a região, extensas matas virgens, cujo terreno se classifica como sendo de primeira qualidade para a agricultura. na fase inicial de desbravamento, alí, se cultivou, em larga escala, o arroz, o milho, o feijão e a cana-de-açúcar.
         Com o passar dos anos, os agricultores da região, voltaram suas vistas para a cafeicultura. Nesse período, o Povoado, já bem populoso, se expandiu mais ainda e tornou-se conhecido pelos municípios circunvizinhos. houve, de certa maneira, um grande interesse de forasteiros pelas terras da localidade que prestavam, de fato, para o plantio do café. foi essa, segundo consta, a causa principal do crescimento e prosperidade do povoado.
              A designação inicial de povoado de Mata da Aparecida, com o correr do tempo, foi caindo em desuso, até o seu total esquecimento. De 1946, em diante, firmou-se o nome de Povoado Tabocas, consagrando, assim, o nome do curso d'água que banha, na parte Norte, o povoado. Com essa nova designação, a localidade se fez conhecida, conservando-a até o ano de 1962.
              A lei municipal n° 266, de 30/11/62, elevou o Povoado de tabocas à categoria de Distrito, com sede no mesmo povoado, e, com o nome já modificado para AVELINÓPOLIS. O nome dado ao novo Distrito é o resultado de uma homenagem que se tributou a um dos pioneiros da região que, ali, se radicou, desde os primórdios da povoação. O desbravador, em referência, chama-se JOÃO AVELINO GOMES, natural da Bahia. Para a região, facilitou ele, a entrada de seus conterrâneos. Até hoje, sobressai, em grande número, o elemento da BOA TERRA. O Senhor João Avelino Gomes exerceu a vereança pela sua região durante dois mandatos consecutivos.
            A lei municipal n°273, de 09/11/63, ofereceu o pronunciamento exigido pelo artigo 89 da Constituição Estadual para o desmembramento do território de Avelinópolis do Município de Anicuns, e, bem assim, fixou seus limites.
             A Lei Estadual n° 4921 de 14/11/63, criou o Município de Avelinópolis, com Sede no Distrito do mesmo nome. No dia 1º de janeiro de 1964, foi instalado por autoridades competentes, comparecendo, às solenidades, o representante do Sr. Governador do Estado.
           Avelinópolis situa-se na Microregião "Mato Grosso de Goiás" - 354. o município é constituído de uma área de 164 km², demarcada, ao Norte, pelos municípios de Itaberaí e Araçu; ao Sul, Santa Bárbara de Goiás e Nazário; a Leste, Caturaí e Trindade e a Oeste com o município de Anicuns.

   Fonte: IBGE

Origem do nome


           O topônimo Avelinópolis é uma homenagem a João Avelino Gomes, baiano, desbravador e pioneiro do lugar.


Formação Administrativa

  • Distrito criado com a denominação de Avelinópolis ex-povoado de Tabocas, pela lei municipal nº 224, de 27-12-1958, subordinado ao município de Anicuns.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Avelinópolis figura no município de Anicuns.
  • Elevado à categoria de município com a  denominação de Avelinópolis, pela lei estadual nº 4921, de 14-11-1963, desmembrado  de Anicuns. Sede no antigo distrito de Avelinópolis ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.
  • Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE

Distritos e Povoados

O município de Avelinópolis possui os seguintes núcleos urbanos:
  
Povoado:
  • Allan Kardec

Página da Prefeitura


Bairros e Mapa Urbano

A zona urbana da cidade de Avelinópolis está divida em  **? bairros/setores:

01. 

Mapa do Município


Clique no mapa para ampliar

Nenhum comentário: