5 de abr. de 2011

Britânia

Município de Britânia
  
Lago dos Tigres

           
 Bandeira
Brasão
              
Data de Emancipação: 07/11/1963
Município de Origem: Jussara
Aniversário: 29/06
Gentílico: Britaniense
Prefeito 2009/2012Cleusa Luiz Assunção (PMDB) 
CEP: 76.280-000

Localização
Ficheiro:Goias Municip Britania.svg
15° 14' 27" S 51° 09' 39" O
Mesorregião: Noroeste Goiano
Microrregião: Rio Vermelho
Municípios Limítrofes: Araguaiana - MT e Cocalinho - MT (N), Aruanã e Matrinchã (L), Itapirapuã e Santa Fé de Goiás (S), Jussara (O).
Distância até a Capital: 314 km

Características Geográficas

Área: 1.461,181 km² (GO: 75°)
População: 5.527 habest. 2011  (GO: 139°)
Altitude: 263 m

Indicadores

IDH: 0,723  est. 2000 (GO: 164°)
PIB: R$ 34.234.000,00 est. 2005 (GO: 142°)


Histórico

           O lote de terras situado entre os córregos Eldorado, também conhecido por Boa Sorte, Porteira ou Água Limpa do Araguaia, Samambaia e Barreirão, e ainda os Rios Vermelho e Araguaia, foi adquirido ao Estado de Goiás pelo dr. Paulo Carlos Schmidt de Vasconcelos, cidadão paulista. Esta aquisição foi efetuada através do Departamento de Terras e Colonização, no ano de 1953, sendo destacada uma gleba que passou a denominar-se “Loteamento Lago dos Tigres”, devido  à existência, nas proximidades, do Lago dos Tigres com aproximadamente 6 km de largura e 36 km de extensão, junto a atual cidade.
              Mais tarde, esta gleba foi cedida, por venda, ao sr. Írio Spinard, também paulista, que se mostrou interessado na colonização de terras em Goiás, e particularmente na região, agradável a si por ocasião de breve visita ali efetuada em maio de 1957. 
            As primeiras famílias chegaram para fixarem suas moradas, às 16h45 do dia 29 de junho de 1957, via Lago dos Tigres, em um Barco chamado "Pirarara". Entre elas, estavam as famílias de José Camelo Pinto, Eugênio Gama, João Domingos, José Cardoso e outros. 
           Aportaram e montaram acampamento perto de uma árvore Itarumã, ponto de referência aos mesmos. Orientaram os trabalhos de limpeza de um pequeno espaço. Cortaram lenha para montagem de uma fogueira em louvor à "São Pedro", hoje padroeiro da cidade. Passado um ano, em 29 de junho de 1958, o município, já habitado por Dom Cândido Penso, teve a primeira missa. 
          Já no fim do mesmo ano entrava na posse daquelas terras, que tornou disponível, de imediato, à aquisição por terceiros no sistema de loteamento para venda. As condições para a compra foram as seguintes: o proprietário Írio Spinard cederia quinhões de terrenos ao preço de CR$ 8000, por “alqueire goiano”, ou seja, 48400  m2, com facilidade para localização imediata. Estes lotes deveriam ser destinados a pequenos agricultores, e o vendedor, por sua ligação com São Paulo (Estado) e Paraná, iniciou venda primordial a seus conterrâneos e sulistas, a quem facilitou aquisições, com a condição de que se tornassem agricultores no local. 
            Devido as facilidades e o interesse pela imigração e pela agricultura, venderam-se apreciáveis porcentagens do loteamento rural, dando início à habitação do “Lago dos Tigres”. Essa colonização se ativou  criando acúmulo populacionais favoráveis à urbanização do local, o que despertou interesse dos proprietários.
                  Um dos pioneiros na região para tal fim  foi o sr. José Camelo que ali iniciou a cultura do arroz e mandioca, produtos agrícolas muito assimilados à região, com terrenos de constituição arenosa e servida de inumeráveis fontes aquosa (lagos, rios, lagoas).
            O povoado cresceu, adotou o nome de Britânia e foi elevado à categoria de distrito do município de Jussara. Sua emancipação política deu-se em 1963. 
             Antes, o município teve como prefeito provisório o Sr. Adelino Braga e Raimundo de Souza Leocárdio, pelo voto direto Joel Ferreira da Costa, o primeiro prefeito eleito. A região economicamente desenvolveu inicialmente a agricultura, mas hoje predomina a pecuária e desperta-se para o desenvolvimento do Turismo.
Fonte: IBGE

Origem do nome

           Foi realizado um concurso para a escolha do nome da cidade, no qual concorreram os seguintes nomes: Quênia, Primavera, Goiás Luz, Vera, sendo eleito o nome "Britânia", indicado por alguém que conhecera e o indicou pela grande semelhança do município, em seus aspectos geográficos e hidrográficos, com as Ilhas Britânicas.
  

Formação Administrativa

  • Distrito criado com a denominação de Britânia ex-povoado, pela lei municipal nº 272, de 21-12-1958, subordinado ao município de Jussara.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito figura no município de Jussara.
  • Elevado à categoria de município com a denominação de Britânia, pela lei estadual nº 4806, de 07-11-1963, desmembrado de Jussara.  Sede no atual distrito de Britânia ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-01-1964.
  • Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE
Distritos e Povoados

O município de Britânia possui os seguintes núcleos urbanos:

Povoado:
  • Itacaiú
  • Sicerlândia

Página da Prefeitura


Bairros e Mapa Urbano

A zona urbana da cidade de Britânia está divida em  **? bairros/setores:

01. 

Mapa do Município


Clique no mapa para ampliar

Um comentário:

Unknown disse...

A pessoa que deu o nome a Britânia foi a Senhora Flora Spinardi de Oliveira (Já falecida), irmã do fundador Irio Spinardi e minha mãe. O nome foi escolhido por uma comissão, diante de um concurso. Poucos anos depois, ela e meu pai Austrilio Gonçalves de Oliveira se mudaram de Tupã-SP e vieram morar em Britânia.