5 de abr. de 2011

Aparecida de Goiânia

  
Município de Aparecida de Goiânia

Vista do centro da cidade
    
            Bandeira                                                            Brasão 

Data de Emancipação: 14/11/1963
Municípios de Origem: Goiânia
Aniversário: 11/05
Gentílico: Aparecidense
Prefeito 2009/2012Luís Alberto Maguito Vilela (PMDB) 
CEP: 74.900-000

Localização
Ficheiro:Goias Municip AparecidadeGoiania.svg
16° 49' 19" S 49° 14' 42" O
Mesorregião: Centro Goiano
Microrregião: Goiânia
Municípios Limítrofes: Goiânia (N), Senador Canedo e Bela Vista de Goiás (L), Hidrolândia (S), Aragoiânia (O).
Distância até a Capital: 11 km


Características Geográficas

Área: 288,465 km² (GO: 199°)
População: 465.092 habest. 2011  (GO: 2°) 
Altitude: 808 m

Indicadores

IDH: 0,764  est. 2000 (GO: 49°)
PIB: R$ 2.198.429.000,00 est. 2005 (GO: 5°)

Histórico

              O ano era 1922. E não apenas São Paulo respirou ares de novidade na data que ficou marcada pela realização da Semana de Arte Moderna. Também no interior do País, a vanguarda caminhava por veredas até então desconhecidas. Mas aqui o processo era outro. Passava, na verdade, por uma rede de circunstâncias, e porque não dizer de sonhos, que, mais tarde, culminariam na formação de uma cidade. Renovação de linguagem, lá, em São Paulo; renovação na organização social, aqui, em Goiás. É, Aparecida de Goiânia nascia num contexto nacional recheado de mudanças, espírito de ruptura com o passado e experimentação do novo. 
           No dia 20 de março de 1922, o vigário Francisco Wand, da congregação do Santíssimo Redentor, rezou uma missa na sede da Fazenda Santo Antônio. A propriedade era do senhor José Cândido de Queirós, que sabia da importância de ceder o local para a realização da desobriga pascal, isto é, dar oportunidade à comunidade de comungar e também de realizar os batizados e casamentos, pelo menos uma vez ao ano. E nesse dia surgiu a ideia de fundar um patrimônio para a Igreja Católica. Além de José Cândido, mais três senhores se prontificaram a doar terras para a obra: Abrão Lourenço de Carvalho; Antônio Batista de Toledo e Benedito Batista de Toledo. 
                Menos de dois meses depois, no dia 3 de maio de 1922, um cruzeiro de aroeira lavrada despontava no cerrado, marcando oficialmente a primeira missa campal do município que ainda estava por surgir e que também foi celebrada pelo vigário Francisco Wand. Posteriormente, o cruzeiro foi transportado por uma multidão de pessoas, que saiu a pé da Fazenda Santo Antônio até a frente da Igreja Matriz, onde se encontra atualmente.
              No dia 11 de maio de 1922, debaixo de um rancho de madeira roliça e coberta com palha de bacuri, foi rezada a segunda missa campal, onde foi construída a capela da padroeira do arraial, recebendo mais tarde o nome de Igreja de Nossa Senhora Aparecida.Esta data, 11 de maio, ficou então como marco da fundação dda cidade. Neste mesmo ano, iniciou-se a construção da igreja que deveria ser levantada com o auxilio do povo da região. 
            Dentre os vários colaboradores estão os nomes de Aristide Frutuoso, Antônio Lourenço Ribeiro, Antônio Alves Fortes, Antônio Bertoldo Ribeiro, Elias Gonçalves Primo, Manuel Cabral da Silva, Joaquim Marques da Silva, Benedito Batista de Toledo e outros. Estas pessoas doaram madeira, areia, adobes, pedra, telha, carreto e outros serviços.
           No mesmo local onde foi feito o rancho e celebrado a missa de inauguração, simbolizando o lançamento da pedra fundamental, foi construída a igreja, a mesma que, ainda hoje, ostenta a praça do jardim com seu estilo antigo, ou seja, conhecida atualmente como Praça da Matriz. O senhor João Batista de Toledo, carpinteiro de referência, foi encarregado de ser o construtor da igreja até o término da obra.
               No início do ano de 1932, abre-se a primeira casa comercial, de propriedade do senhor Aarão Augusto de Souza.
                 A fé e devoção à santa deram o primeiro nome à comunidade, Vila Aparecida.             Com o tempo, o povoado cresce e passa a ser conhecida como distrito de Aparecida, sendo extinto anos mais tarde, retornando à condição de povoado.
            Mas não por muito tempo. Em 19 de dezembro de 1958, pela Lei n° 1295, foi criado novamente o Distrito com denominação de Aparecida de Goiás. Sendo renomeado posteriormente para Goialândia, por estar localizado entre as cidades de Goiânia e Hidrolândia. Destacaram na criação os seguintes patriarcas: o industrial Antônio Carvelho; o deputado estadual José Hermano Vieira; o diretor do Colégio Lyceu de Goiânia, Gervásio Bretas e o interventor do Estado de Goiás, José Caixeta.
            Com a criação do distrito, foram conquistadas várias melhorias: energia elétrica, escola estadual e a instalação da coletoria estadual. O Distrito de Goialândia teve como primeiro subprefeito, nomeado pelo então prefeito de Goiânia, Jaime Câmara, o senhor Antônio Elias de Deus, que exerceu o mandato de 15 de janeiro de 1959 a 31 de dezembro de 1961. O segundo subprefeito foi o senhor Gentil Goiano Brasil, que exerceu o mandato de 1º de janeiro de 1962 a 3 de julho de 1963. Gentil Goiano Brasil foi nomeado pelo prefeito de Goiânia, Hélio Seixo de Brito. O terceiro e último subprefeito, Alfredo Alves Garcia, também foi nomeado pelo prefeito de Goiânia, Hélio de Brito, e exerceu o mandato de 4 de julho de 1963 a 2 de fevereiro de 1964. 
          Nessa época, já havia movimento de luta para emancipação do Distrito de Goialândia. No dia 13 de novembro de 1963, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Goiás lavrou o parecer favorável da emancipação do distrito para município. Em 14 de novembro do mesmo ano, o deputado estadual Olinto Meirelles entra com o processo de nº 1.781/63 para segunda discussão e votação da emancipação do município. Por meio do projeto de Lei nº 784/63, de 8 de agosto de 1963, a Assembleia Legislativa sanciona a Lei nº 4.927, de 14 de novembro de 1963, criando assim, o município com denominação definitiva de Aparecida de Goiânia.
              No dia 3 de fevereiro de 1964, o governador do estado, Mauro Borges Teixeira, nomeia Licídio de Oliveira, como o primeiro prefeito de Aparecida. O país passava por momentos difíceis, devido ao golpe militar de 1964. Em Goiás, o presidente da República, marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, nomeou como interventor do governo o tenente-coronel Meira Matos. Como o município de Aparecida de Goiânia era novo e representava o reduto de partido político contrário ao golpe militar, foi nomeado para ocupar o cargo de prefeito o ex-combatente de guerra, José Bonifácio da Silva, cujo mandato foi até 31 de janeiro de 1966. A partir dessa data, assume o primeiro prefeito eleito pelo voto direto, Tanner de Melo, e desde então os prefeitos tem sido eleitos de forma democrática.
            Aparecida de Goiânia, por não possuir uma área geográfica grande que possibilitasse o setor primário, tanto na área agrícola quanto na pecuária, buscou sua base econômica na industrialização. Na década de 90, começou o programa de industrialização em Aparecida de Goiânia de forma mais intensa, cujo processo já se desenvolvia de modo espontâneo, tendo em vista que o município se localiza na região sul da capital do Estado e possui ligação com a região Sudeste do País, pela BR-153.     
Fonte: Prefeitura Municipal

Origem do nome

           O topônimo Aparecida de Goiânia, tem sua origem na devoção à padroeira do município, Nossa Senhora Aparecida, bem como uma homenagem à cidade de Goiânia, município-mãe de Aparecida.

Formação Administrativa

  • Pela lei n°...... de ....., foi criado o distrito de Aparecida, ex-povoado e anexado ao município de Goiânia.
  • Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Aparecida permanece no município de Goiânia
  • Pelo decreto-lei estadual nº 1233, de 31-10-1938, é extinto o distrito de Aparecida, sendo seu território anexado ao distrito sede de Goiânia.  
  • Pela Lei municipal n° 1.295, de 19-12-1958 é criado o distrito de Aparecida de Goiás, ex-povoado de Aparecida e anexado ao município de Goiânia.
  • Pela Lei municipal n° 1.426 de 26-12-1958 o distrito de Aparecida de Goiás recebe a denominação de Goialândia, por estar localizado entre Goiânia e Hidrolândia.
  • Elevado à categoria de município com a denominação de Aparecida de Goiânia ex-Goialândia, pela lei estadual nº 4927, de 14-11-1963, desmembrado de Goiânia. Sede no atual distrito de Aparecida de Goiânia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.
  • Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
  • Pela lei estadual nº 7050, de 27-07-1968, é criado o distrito de Vila Brasília e anexado ao município de Aparecida de Goiânia.
  • Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Aparecida de Goiânia e Vila Brasília.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
  • Pela lei nº ......., de ...-...-...., o distrito de Vila Brasília passou a denominar-se Nova Brasília.
  • Em divisão territorial datada de  2001, o município é constituído de 2 distritos: Aparecida de Goiânia e  Nova Brasília ex-Vila Brasília.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE

Distritos e Povoados

O município de Aparecida de Goiânia possui os seguintes núcleos urbanos:

Distrito:
  • Nova Brasília

Página da Prefeitura


Bairros e Mapa Urbano

A zona urbana da cidade de Aparecida de Goiânia está divida em  **? bairros/setores:

01. 

Mapa do Município


Clique no mapa para ampliar

Nenhum comentário: