5 de abr. de 2011

Itapirapuã

Município de Itapirapuã


Itapirapua
Trevo da Cidade
                      

Bandeira*
Brasão*

               
Data de Emancipação: 14/11/1958
Município de Origem: Goiás
Aniversário: 14/11
Gentílico: Itapirapuense
Prefeito 2009/2012Erivaldo Alexandre da Silva (PMDB) 
CEP: 76.270-000

Localização
Ficheiro:Goias Municip Itapirapua.svg
15° 49' 22" S 50° 36' 46" O
Mesorregião: Noroeste Goiano
Microrregião: Rio Vermelho
Municípios Limítrofes: Britânia e Matrinchã (N), Matrinchã e Goiás (L), Goiás e Novo Brasil (S), Jussara e Santa Fé de Goiás (O).
Distância até a Capital: 193 km

Características Geográficas

Área: 2.043,699 km² (GO: 50°)
População: 7.603 habest. 2011  (GO: 113°)
Altitude: 348 m

Indicadores

IDH: 0,707  est. 2000 (GO: 203°)
PIB: R$ 60.490.000,00 est. 2005 (GO: 97°)


Histórico
 
           Itapirapuã tem nome indígena. E dos índios era essa região em tempos pretéritos. Este município faz parte do Oeste Goiano distando 193 km da capital do Estado, Goiânia.
               Há registros datados de 28 de Março de 1794, do pedido de medição  para empossar-se judicialmente como sesmeira, a Sra. Nicácia Ludovica de Jesus, de 3 léguas de terras devolutas entre o ribeirão Ouvar e o rio Itapirapuan, e auto de posse datado de 11 de abril de 1799, dando origem à Sesmaria do Uvá, doada pelo Rei de Portugal e confirmada depois em processo demarcatório, sendo umas das raras Sesmarias confirmadas por processo judicial, com limites e divisas certas, sem a existência de Registro Paroquial por conta disso.
               Sua fundação se deu no início da construção da primeira estação telegráfica, com a nomeação, em 1891, pelo governo Federal, do Capitão de engenharia Raimundo Ewerton Quadros, seguido depois, em 1907, pelo desbravador e sertanista Capitão Cândido Mariano da Silva Rondon, para servir a uma extensa região entre os estados de Minas Gerais e Mato Grosso. O Capitão Cândido Rondon faz pousada por longo tempo no local às margens do Rio Itapirapuã onde, hoje, as águas volumosas esbarram de encontro ao grande bloco de pedra branca, daí o nome "Pedra Branca", que depois viria a ser "Pedra Branca do Poço do Peixe", ou "Pedra do Peixe Redondo" como defende o escritor Waldomiro Bariani Ortêncio, devido à grande quantidade de arraia-fogo existente no local, e temida pelos índios Caiapós que habitavam a região. 
              O pioneiro Domingos Félix é tido como fundador da comunidade. Mas vários vultos importantes desbravaram a região, com registros anteriores a Domingos Félix, que em 1935 é que veio morar no povoado que se formava, nomeado como guarda-fios. O primeiro guarda-fios, uma espécie de fiscal e segurança da Linha telegráfica e da estação telefônica construída, e que permaneceu no posto até o ano de 1918, quando se aposentou, foi o cabo do 2º Batalhão de Infantaria de Goiás, Severino Alves de Souza. Foi nomeado ainda o encarregado de cuidar da balsa que fazia a travessia do Rio Itapirapuã, o barqueiro Felipe Ferreira Leite. De 1918 a 1920, é nomeado quarda-fios Everaldino Artiaga,  em 1920 é nomeado Aristóteles Gonzaga que fica no posto até 1930. Há registros de transações comerciais entre o Capitão Rondon e o rico fazendeiro Graciano de Souza Caldas, tudo datado do início do século 20.
                 Em 22 de Janeiro de 1929, padres dominicanos constroem uma capelinha neste local e sob influência destes, São Domingos começou a ser cultuado na localidade como padroeiro.
              Nesta época, 3 construções de alvenaria existiam, sendo que as demais eram ranchos de pau-a-pique e cobertos de palhas. As 3 casas de alvenaria eram a estação telegráfica, a do guarda fios e a do velho Graciano de Souza Caldas.
               Em 1943, Sebastiana Sardinha da Costa, professora municipal do municipio de Goias, é nomeada orientadora das crianças e assim criada a primeira Escola Municipal do povoado. Em 6 de maio de 1946 o governador do estado, General Felipe Xavier de Barros a nomeia como professora primária, sendo que já lecionava há 3 anos sem nomeação em baixo da sombra da mangueira existente no largo do povoado. Já em 1948 é construído o prédio da primeira escola, pelo Governador Jerônimo Coimbra Bueno. Em março deste mesmo ano chegam para morar na localidade, Josefa Rodrigues de Aquino, mãe de Luiza Delmond Sobreiro e avó de Faustino Delmond Sobreiro, que viria a ser, mais tarde, o primeiro prefeito eleito da cidade. Neste mesmo ano chegam João Saad, e, é construído a estrada que liga a cidade de Goiás a Itapirapuã, hoje a BR-070. Nos anos a seguir, chega a família de José Lourenço da Silva, pai dos "irmão Lourenços", que monta o Armazém Progresso e entrega aos filhos Francisco, João e Geraldo Pereira da Silva, este último também vem a ser prefeito municipal futuramente. A primeira farmácia pertenceu a Corivaldo Lourenço Cabral, outro futuro prefeito. O povoado agora já conta com oito casas cobertas de telhas. As outras habitações são ranchos de palha. A primeira pensão pertenceu a Dionísio Cândido da Silva e Maria Dutra da Silva.
              No ano de 1950 instala-se a Coletoria Estadual, sendo coletor o sr. Geraldo Hermes dos Passos. Geraldo Resende instala a loja de tecidos "Casa Selma".
              Aos 21 de setembro de 1951 instala-se no povoado a família de João Saad. A primeira máquina de beneficiar arroz é instalada em 1952, por José Raiz Sobrinho, terminando aí a era do arroz de pilão. Logo outra máquina de arroz, ainda em 1952, chega pelas mãos de João Cardoso d'Ávila e Angelica Almeida d'Ávila. 
                 A partir de 1952 que Itapirapuã começou a ter desenvolvimento mais acelerado. A Prefeitura da cidade de Goiás, pela Lei nº 110 de 8 de agosto de 1952, determinou o loteamento da povoação de Itapirapuã e vendeu, através de permuta, pela construção do Hotel Municipal da Cidade de Goiás, para a Companhia Construtora Engenharia Barreto Neto S/A. O loteamento compreendia 394,97 ha. de terras, sendo traçadas 14 avenidas, 46 ruas, 4 praças, com 89 quadras e 1895 lotes, 50 chácaras e 14 granjas. O Presidente da Engenharia Barreto Neto S/A designa João Saad como corretor que possibilita, até aos mais pobres e já em posse do lugar, a aquisição do lote para construção da moradia. Daí então o povoado começa crescer e se desenvolver urbanística e economicamente.
                  Pela lei municipal n° 137, de 12/09/1953 Itapirapuã passou a ser Distrito de Goiás, em em 7 de abril de 1954 instala-se o Cartório Distrital de Itapirapuã com a nomeação de Copérnico José de Baros, como seu Titular e este indica, em 20 de abril, Edla Pacheco Saad para o cargo de Escrevente Autorizada.
                   Na eleição de 3 de outubro de 1954 a Vila de Itapirapuã elege Copérnico José de Barros como seu primeiro representante junto à Câmara Municipal de Goiás, sendo o mais votado de todos os eleitos.
              Em 1957 é instalada a pequena usina, movida a motor, de energia elétrica comemorado com grande foguetório pelos moradores.
             No ano de 1958  é fundada a Igreja Assembléia de Deus que logo cativa a população simples e ordeira evadida da igreja católica. O padre, sentindo se afrontado, utiliza o serviço de som no auto-falante existente na torre da igreja e começa a fazer pregações e tocar músicas sacras. Os crentes revidam e instalam um auto-falante também. Ambos pregam, gritam, cantam e transformam o lugar em praça de guerra. É preciso que um líder político local interfira e consiga um acordo mudando a posição dos auto-falantes para uma posição contrária e com horários para pregação alternados.
                  Em 14 de novembro de 1958 Itapirapuã foi emancipada, através da Lei Estadual nº 2.113, de autoria do deputado estadual Venerando de Freitas Borges. A instalação municipo se deu em 1º de Janeiro de 1959 sendo nomeado o primeiro prefeito o Sr. Benedito de Cerqueira Borba, com a cidade em festa e ao som do Hino Nacional. Itapirapuã ganhava a condição de município e a sua autonomia político-adiministrativa, desmembrando-se do  município de Goiás.

Origem do nome

           O topônimo ITAPIRAPUÃ,  tem origem indígena, e significa “pedra branca do poço do peixe". A cidade recebeu este nome por estar próxima a um profundo poço, no leito do rio, onde se forma um redemoinho no encontro das águas do rio com um grande bloco de pedra branca.
  

Formação Administrativa

  • Distrito criado com a denominação de Itapirapuã ex-povoado, pela lei municipal nº 137, de 12-09-1953, subordinado ao município de Goiás.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Itapirapuã, figura no município de Goiás.
  • Elevado à categoria de município, com a  denominação de Itapirapuã, pela lei estadual nº 2113, de 14-11-1958. Sede no antigo distrito de Itapirapuã ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
  • Pela lei estadual nº 8017, de 27-11-1975, é criado o distrito de Jacilândia e anexado ao município de Itapirapuã.
  • Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Itapirapuã e Jacilândia.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE
Distritos e Povoados

O município de Itapirapuã possui os seguintes núcleos urbanos:

Distrito:
  • Jacilândia

Página da Prefeitura


Mapa do Município


Clique no mapa para ampliar

__________________________________________________________________________________

* Imagens do Brasão e Bandeira gentilmente cedidas por Nilson Almir - Itapirapuã/GO.

Nenhum comentário: