5 de abr. de 2011

Alvorada do Norte


Município de Alvorada do Norte
  
Vista panorâmica da Cidade

         
          Bandeira                                                                            Brasão 

Data de Emancipação: 23/10/1963
Município de Origem: Sítio d'Abadia
Aniversário: 23/10
Gentílico: Alvoradense-do-norte
Prefeito 2009/2012David Moreira de Carvalho (PSDB) 
CEP: 73.950-000

Mesorregião: Leste Goiano
Microrregião: Vão do Paranã
Municípios Limítrofes: Iaciara, Mambaí, Simolândia, Buritinópolis (N), Sítio d'Abadia (L, S), Formoso - MG (SE), Flores de Goiás (O).
Distância até a Capital: 469 km

Características Geográficas

Área: 1.259,495 km² (GO: 87°)
População: 8.124 habest. 2011  (GO: 104°)
Altitude: 490 m

Indicadores

IDH: 0,688 est. 2000 (GO: 218°)
PIB: R$ 37.554.000,00 est. 2005 (GO: 138°)

Histórico

            Alvorada do Norte surgiu em 1958 como povoado do município de Sítio D'Abadia, fruto de articulações das autoridades locais. Seu Tristão Prado, também chamado de Dumar, que nessa época era tabelião em Ivolândia, conta que veio pela primeira vez à região em abril de 1958. Naqueles dias, ele encontrou um chinês no Grande Hotel em Goiânia, que contratou um avião para fazer uns estudos das terras do nordeste goiano para posteriores investimentos. Dumar e o chinês sobrevoaram a região. O chinês, entretanto, não gostou das terras, consideradas fracas para o projeto que pensava em desenvolver. 
                Mas, se a terra era fraca, a água era forte. Além do rio Corrente, o município de Alvorada é banhado ainda por outras 34 lagoas.
           Dumar e o promotor de Justiça de Sítio D'Abadia, Dr. José Ribeiro do Nascimento (Dr. Zenito) - que era piauiense - viram a oportunidade e juntos começaram a sonhar com o surgimento de uma cidade. É interessante observar que no pós-guerra, e influenciadas pela idéia de ocupação de espaços vazios como obra da marcha nacional, diversas pessoas sonharam com cidades nos sertões brasileiros.
               Dr. Zenito via, na região, um grande espaço totalmente aberto ao desenvolvimento. Além disso, já se falava na construção de uma estrada que cortaria o Brasil do Norte ao Centro do País, o que viria a ser a BR-020, que na época era chamada apenas de BR-44. Essa rodovia traria um intercâmbio muito grande para a região, visto que ela interligaria oito estados brasileiros.
                  Em um encontro para um jantar, os dois começaram a pensar o alvorecer de um novo tempo: Alvorada do Norte.
                  Dumar disse-lhe que havia sobrevoado a região, mas que faltavam terras para o desenvolvimento da cidade.
                 Zenito lhe respondeu que isso não seria problema, visto que conseguiria a terra necessária para a fundação do patrimônio com Oswaldo Rodrigues da Cunha, proprietário da fazenda Brejeirão, que se encontrava em estado de divisão. Divididas as terras, Dr. Zenito conseguiu, em nome da prefeitura de Sítio D'Abadia, 30 alqueires para a Alvorada do Norte.
                 Ermeliano Alves de Brito, prefeito de Sítio D'Abadia, foi outro grande incentivador do surgimento de Alvorada do Norte, da qual ele viria a ser seu primeiro prefeito.
            Feita a doação, os dois pioneiros começaram a trabalhar na construção do projeto de demarcação da cidade. Primeiro, demarcaram as ruas e os lotes. Nessa época, eles contaram com ajudas importantes de pessoas que participaram do processo, como Chico Cruz, Leodoro, Elesbão, Preto, Olímpio, Dona Celina, Joete, Ismael, Juquinha e tantos outros.
            Assim surgiu Alvorada do Norte, povoado pertencente ao município de Sítio D'Abadia e que recebeu esse nome no dia 13 de setembro de 1958, dado pelo Dr. José Ribeiro do Nascimento (Zenito) e Tristão do Prado (Dumar).
           Com o fluxo de pessoas vindas de vários lugares, foram surgindo outros interesses, entre eles a 
agricultura. Iniciou-se então o cultivo de arroz, feijão, milho e mandioca, beneficiando-se da fertilidade das terras, e aproveitando-a também para a criação de gado.
          Cinco anós após sua, em 23 de outubro de 1963, o povoado foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual no 4.709, desligando-se então do município de Sítio D'Abadia. A cidade, no entanto, só foi instalada um ano depois, no dia 01 de janeiro de 1964.
Fonte: IBGE

Origem do nome


           O nome Alvorada do Norte vem de alvorada de novos tempos, alimentando a esperança de uma nova cidade, bem-estruturada econômica e financeiramente. O povoado recebeu oficialmente esse nome no dia 13 de setembro de 1958, dado pelo Dr. José Ribeiro do Nascimento (Zenito) e Tristão do Prado (Dumar).


Formação Administrativa

  • Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Alvorada do Norte, pela lei estadual nº 4709, de 23-10-1963, desmembrado de Sítio d’Abadia. Sede no atual distrito de Alvorada do Norte. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.
  • Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de distrito sede.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE

Distritos e Povoados

O município de Alvorada do Norte não possui nenhum distrito ou povoado


Página da Prefeitura


Bairros e Mapa Urbano

A zona urbana da cidade de Alvorada do Norte está divida em  09 bairros/setores:

01. Central (Centro)
02. Corrente
03. Vila Nova
04. Nova Vila
05. 
06.
07.
08.
09.

Mapa do Município

Clique no mapa para ampliar

Nenhum comentário: