5 de abr. de 2011

Aruanã

  Município de Aruanã
  
Rio Araguaia
Pôr-do-Sol no Araguaia
        Bandeira                                                      Brasão 

Data de Emancipação: 18/12/1958
Municípios de Origem: Goiás
Aniversário: 18/12
Gentílico: Aruanense
Prefeito 2009/2012Hermano de Carvalho (PSDB) 
CEP: 76.710-000

Mesorregião: Noroeste Goiano
Microrregião: Rio Vermelho
Municípios Limítrofes: Cocalinho - MT (N), Nova Crixás, Mozarlândia, Araguapaz (L) Matrinchã (SE, S), Britânia e Cocalinho - MT (O).
Distância até a Capital: 310 km

Características Geográficas
  
Área: 3.050,303 km² (GO: 28°)
População: 7.680 habest. 2011  (GO: 111°)
Altitude: 250 m

Indicadores

IDH: 0,721  est. 2000 (GO: 172°)
PIB: R$ 45.479.000,00 est. 2005 (GO: 120°)

Histórico
            
            Na confluência do Rio Vermelho com o Rio Araguaia encontra-se a cidade de Aruanã, cuja história está marcada pela Fundação do Presídio Militar de Leopoldina, na primeira metade do século XIX, em atendimento a Lei Imperial de 29 de Janeiro de 1849, cujo nome foi lhe dado em homenagem à esposa do Imperador D. Pedro I. O presídio foi construído no local denominado “Porto Manoel Pinto”, pelo Doutor em Matemática João Batista de Castro Moraes Antas, no governo provincial do Dr. Eduardo Olímpio Machado. 
             A região era habitada nessa época por várias tribos, destacando-se os Carajás ainda existentes em aldeias às margens do Araguaia. 
            Em 1853, o presídio foi destruído pelos índios Carajás e restabelecido em 1855, no local designado Lago dos Tigres (hoje município de Britânia). No ano seguinte, foi novamente removido para o local anterior, com o nome de Santa Leopoldina, devido advento religioso da época.
             Em 1868, inaugurava-se a navegação a vapor no Rio Araguaia, com a presença de José Vieira do Couto Magalhães, pioneiro da navegação fluvial no Brasil Central, dando grande impulso à povoação do presídio,  alcançando a categoria de Vila, com a denominação de Leopoldina, vivendo o ápice do progresso antes do advento do avião e do
caminhão.
               A Vila Leopoldina logo passou à condição de  distrito, integrando o Município de Goiás. Mais tarde, teve sua denominação mudada, em 1943 para Aruanã, em virtude da existência de outros topônimos iguais no Brasil.
            Crescendo rapidamente com a ligação, por rodovia asfaltada e, principalmente, com impulso econômico gerado pelo “Turismo”  das águas do Araguaia, de repercussão nacional, tornou-se município autônomo, através da Lei Estadual nº 2427, de 18 de dezembro de 1958, instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1959.
            Grande parte do município localiza-se no que se denominada Peneplanície do Araguaia. São terrenos Topograficamente baixos, atingindo uma altura média entre 240 e 290 metros. As áreas mais elevadas encontram-se a sudoeste do município, como o Morro das Éguas, Morro do Chupador, Serra do Pindaibal e Serra do Lambari, onde a altura chega a 558,00 metros. Predominantemente, na maior parte do município de Aruanã, são solos aluviais, seguidos do Latossolo Vermelho-Amarelo. As aptidões agrícolas deste solo baseiam-se em práticas tecnológicas de alto nível e aplicação intensiva de capital. Sendo essas regulares às culturas de ciclo curto e restritas às culturas de ciclo longo.
            O município de Aruanã é a principal porta de entrada para o turismo no Rio Araguaia, um dos mais belos rios do mundo. Além disto, oferece a pesca abundante e lazer em suas lindas praias que atraem centenas de turistas em época de temporada (Julho a Setembro), período esse em que a população flutuante alcança níveis elevados. Essa atividade constitui-se num incremento à economia municipal que é baseada na agricultura, com destaque na pecuária de corte.
Fonte: IBGE

Origem do nome

          De origem indígena, Aruanã é o nome de um peixe (osteoglossum bicirrroshum) existente nas águas do Araguaia e de uma dança antiga praticada pelos índios carajás que habitam a região onde esta localizado o município. O peixe Aruanã se encontra representado no brasão municipal.

Formação Administrativa

  • Distrito criado com a denominação de Santa Leopoldina, pela lei provincial nº 548, de 02-08-1875, subordinado ao município de Goiás.
  • Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito figura no município
  • de Goiás.
  • Nos quadros de apuração do recenseamento geral de I-IX-1920, o distrito aparece com a denominação de Leopoldina.
  • Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
  • Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o distrito de Leopoldina passou a denominar-se Aruanã.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Aruanã figura no município de Goiás.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
  • Elevado à categoria de município com a denominação de Aruanã, pela lei estadual nº 2427, de 18-12-1958, desmembrado de Goiás. Sede no antigo distrito de Aruanã. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE

Distritos e Povoados

O município de Aruanã não possui nenhum distrito ou povoado.

Páginas da Prefeitura


Bairros e Mapa Urbano

A zona urbana da cidade de Aruanã está divida em  **? bairros/setores:

01. 

Mapa do Município


Clique no mapa para ampliar

Nenhum comentário: