5 de abr. de 2011

Campinorte

Município de Campinorte
  
Praça
            
             Bandeira                                                            Brasão 

Data de Emancipação: 08/10/1963
Municípios de Origem: Uruaçu
Aniversário: 08/10
Gentílico: Campinortense
Prefeito 2009/2012Wander Antunes Borges (PP) 
CEP: 76.410-000

Localização
Ficheiro:Goias Municip Campinorte.svg
14° 18' 50" S 49° 09' 07" O
Mesorregião: Norte Goiano
Microrregião: Porangatu
Municípios Limítrofes: Minaçu (N), Campinaçu e Uruaçu (L), Nova Iguaçu de Goiás, Mara Rosa e Formoso (O).
Distância até a Capital: 315 km

Características Geográficas

Área: 1.068,274 km² (GO: 101°) 
População: 11.224 habest. 2011  (GO: 80°) 
Altitude: 537 m

Indicadores

IDH: 0,750  est. 2000 (GO: 76°)
PIB: R$ 55.043.000,00 est. 2005 (GO: 104°)

Histórico

               Por volta do ano de 1918, às margens do Riacho Campinas, nascia o povoado de Campinas, situado na Fazenda Jacaré ou Lages, uma área de mais de quarenta mil hectares pertencente ao capitão Dionizio Corrêa de Miranda. O nome Campinas dado ao povoado teve a influência direta do nome do riacho, e esse, por sua vez, levou o nome de Campinas
por banhar uma área de extensas campinas. O povoado localizava-se nas proximidades da confluência de duas grandes estradas, uma ligando o sul com o sertão do norte do Estado, ligando essa à face oeste do Estado e conseqüentemente à cidade de Goiás, capital do Estado à época.
           A estrada real, como era conhecida, ligava o sul ao  norte; Araguari, Catalão, Pirenópolis e Anápolis – Antas – e mantinha intercâmbio comercial com a região de Amaro Leite, Porangatu – Descoberto – e Peixe, por onde transitavam os carros de bois, tropas, boiadas e mercadorias. A segunda estrada importante fazia o elo de ligação da estrada real com a região de Crixás e Pilar de Goiás, que também se dirigia à cidade de Goiás. Um dos principais objetivos dessas rotas era a extração, comercialização  e transporte do ouro na região. Na região de Campinas se praticava a criação dos gados bovinos, eqüinos e muares, numa extensão de pastagens naturais. 
             Em 1951, o Sr. SEBASTIÃO MARTINS DA COSTA, adquiriu uma área de terras, doando uma parte à Igreja Católica, onde se construiu uma Capela e sua primeira Missa foi celebrada por Dom francisco de Prada, vigário pertencente à Diocese de Uruaçu. 
                 Nessa ocasião, surgiu o atual nome do Município, assim denominado em virtude da região apresentar extensas CAMPINAS, também pelo córrego que banha o Povoado e por estar localizado na região NORTE do Estado, originando "CAMPINORTE".    
                Situado em região de terras férteis, numa extensão de campos e pastagens o desenvolvimento da agricultura e pecuária na circunvizinhança muito contribuiram para o rápido crescimento do povoado.  Representando o Povoado de CAMPINORTE, na CÂMARA MUNICIPAL DE URUAÇU,  o Sr. SEBASTIÃO MARTINS DA COSTA, foi eleito VEREADOR.
                 Em 1955, o Sr. SEBASTIÃO MARTINS DA COSTA foi novamente eleito VEREADOR e também o Sr. PAULINO DIAS SOUTO.
            Em 26 de Setembro de 1958, com a Lei Municipal nº 08, o Povoado de CAMPINORTE passou a condição de DISTRITO DO MUNICÍPIO DE URUAÇU.
            Em 1959,  o Sr. ANTÔNIO MARTINS DA COSTA, foi o primeiro  VEREADOR a representar o DISTRITO  na CÂMARA MUNICIPAL DE URUAÇU.
            Em "09 de Janeiro de 1963" o Distrito iniciou seu período político - administrativo, rumo a EMANCIPAÇÃO. O que ocorreu graças aos Deputados Estaduais: ANTÔNIO MAGALHÃES  e OTÁVIO DE FREITAS, consumando a EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA em "08 de Outubro de 1963", por força da LEI - "4655", passando a condição de MUNICÍPIO, instalando-se em "01 de Janeiro de 1964".
             
Fonte:prefeitura municipal

Origem do nome

               Por ser uma região de extensas campinas e estar localizada na zona norte do Estado de Goiás, o nome Campinorte foi formado pela associação dessas duas palavras: Campinas mais Norte.

Formação Administrativa
  • Distrito criado com a denominação de Campinorte pela lei municipal nº 08, de 26-09-1958, subordinado ao município de Uruaçu. Instalado em 31-01-1959.
  • Elevado à categoria de município com a  denominação de Campinorte, pela lei estadual nº 4655, de 08-10-1963, desmembrado  de Uruaçu. Sede no atual distrito de Campinorte ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.
  • Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.
  • Pela lei ... nº   , de ..., é criado o distrito de Colinaçu e anexado ao município de Campinorte.
  • Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 2 distritos: Campinorte e Colinaçu.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE

Distritos e Povoados

O município de Campinorte possui os seguintes núcleos urbanos:
Distrito: 
  • Colinaçu
Povoados:
  • Arcaçulândia
  • Caxias de Goiás
  • Pau Terra
  • Quilômetro 300

Página da Prefeitura


Bairros e Mapa Urbano

A zona urbana da cidade de Campinorte está divida em  **? bairros/setores:

01. 

Mapa do Município


Clique no mapa para ampliar

Nenhum comentário: