5 de abr. de 2011

Goianápolis


Município de Goianápolis

Entrada da Cidade


                    
         Bandeira                                                                                  Brasão 

Data de Emancipação: 14/11/1958
Município de Origem: Anápolis
Aniversário: 14/11
Gentílico: Goianapolino
Prefeito 2009/2012: Jeová Leite Cardoso (PP)
CEP: 75.170-000

Localização

Mesorregião:  Centro Goiano
Microrregião: Goiânia
Municípios Limítrofes: Terezópolis de Goiás (N e O), Anápolis e Leopoldo de Bulhões (L), Bonfinópolis (SE), Goiânia (S), Nerópolis (SO).
Distância até a Capital: 45 km

Características Geográficas

Área: 162,380 km² (GO: 226°)
População: 10.697 habest. 2011  (GO: 85°)
Altitude: 982 m

Indicadores

IDH: 0,689 est. 2000 (GO: 217°)
PIB: R$ 38.313.000,00 est. 2005 (GO: 137°)

Histórico

             Todo território situado entre Goiânia e Anápolis foi lentamente ocupado desde o início do século XIX por colonizadores espontâneos. 
            O surgimento de Goianápolis deu-se com a abertura de uma estrada de rodagem ligando Anápolis à Capital do Estado. As primeiras casas foram edificadas em 1928, quando Manoel Antônio e Joaquim Soares da Silva doaram parte de suas terras a Nossa Senhora Aparecida, para a construção de uma capela e a formação do patrimônio.
        O lugarejo, conhecido inicialmente  como “Corrutela”, desenvolveu-se principalmente com base nas atividades agrícolas, com o cultivo de arroz, milho, feijão e café.
           Em 1935, várias famílias procuraram a região para a criação de porcos e arrendamento de terras. 
                  Nos anos iniciais, Goianápolis teve pelo menos dois apelidos: Currutela e pelos idos de 1935, havia uma porteira no vilarejo com os dizeres: Vila da Boa Esperança.
             No ano de 1948, o vereador Arlindo Ubaldino de Freitas,  o primeiro representante político da região, apresentou, à Câmara Municipal de Anápolis, a proposta de criação do Distrito, já com o nome de Goianápolis.
            Então, no dia 13 de julho de 1948, pela Lei Municipal nº 76, a povoação foi elevada à categoria de distrito de Anápolis, com  o topônimo de Goianápolis, instalado em janeiro de 1949.
              Em 1958, através de um movimento liderado pelo então vereador João Batista Machado, Goianápolis foi elevada à categoria de município pela Lei Estadual nº 2142, de 14 de novembro de 1958, obtendo assim sua emancipação, instalando-se o Município em 1º de janeiro de 1959. A criação da Comarca se deu em novembro de 1961, mas sua instalação só se realizou em 30 de junho de 1963.
          A música sertaneja tem sido uma tradição muito ampla na cidade de Goianápolis. Leandro e Leonardo são os filhos mais ilustres, e que permitiram a projeção da cidade no cenário nacional, Goianápolis tem, também, diversos outros cantores e duplas com grande qualidade musical, originários da Catira e da Folia de Reis.
             A partir de 1984 foi criada a festa do Tomate. Ela sempre é realizada na segunda quinzena de julho, com shows, escolha da rainha da festa, e concurso do papa tomates. A cultura do tomate originou uma culinária baseada nesse produto. Desde a geléia até a bala de tomate, tudo produzido em Goianápolis, o que tornou a cidade nacionalmente conhecida como Capital Nacional do Tomate.

Origem do nome


                O topônimo Goianápolis é derivado de sua localização entre os municípios de Goiânia e Anápolis.


Formação Administrativa
  
  • Distrito criado com a denominação de Goianápolis ex-povoado, pela lei municipal nº 76, de 13-07-1948, subordinado ao município de Anápolis.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito figura no município de Anápolis.
  • Elevado à categoria de município com  a denominação de Goianápolis, pela lei estadual nº 2142, de 14-11-1958, desmembrado de Anápolis. Sede no atual distrito de Goianápolis, ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE

Distritos e Povoados

O município de Goianápolis possui os seguintes núcleos urbanos:

Povoados:

  • Vale das Caraíbas

Página da Prefeitura


Bairros e Mapa Urbano

A zona urbana da cidade de Goianápolis está divida em  **? bairros/setores:

01. 

3 comentários:

Unknown disse...

Bem vindo a Goianápolis, uma cidade que se orgulha de encantar seus moradores e visitantes. Uma jovem cidade de ruas e praças floridas, clima privilegiado, povo alegre e hospitaleiro. Goianápolis tem tudo que pessoa a visitante precisa para desfrutar de lazer, divertimento e muito prazer. Uma cidade de cores que emanam das flores de suas praças e transmitem aos goianapolinos e àqueles que a visitam uma sensação de bem estar permanente integrada a uma qualidade de vida sempre crescente. Com mais de 12 mil habitantes, a capital goiana do tomate, titulo devido a grande quantidade de plantações e recordes de colheita deste apreciadíssimo produto, é vizinha aproximadamente 35 KM de Goiânia, capital do estado de Goiás, também de Anápolis aproximadamente 25 KM. Assim sendo, Goianápolis é fruto de uma idéia de progresso, de uma necessidade natural de mudança. É o ponto de chegada do caminho daqueles que procuram momentos felizes e aqui encontram a beleza de sua própria gente e de quem aqui chegou vindo de outros caminhos, constituindo um povo sempre cordial.

Unknown disse...

Esse cara ai de cima deveria se envergonhar de mentir assim, mora aqui a 28 anos
Pra goianapolis se tornar o q esse cidadão disse falta muito ainda, a começar por
Um prefeito verdadeiramente justo e fiel, vc so disse isso porque e dono da corretista
Da cidade e presida vender.

saulo sartre disse...

Sou neto do Arlindo ubaldino de Freitas. Meu pai José Ubaldino de Freitas e primo do Euripedes, da Polícia Federal. Tio Jair, o craque de futebol é goanapolino. Jogou em vários times de São Paulo.