5 de abr. de 2011

Anhanguera


Município de Anhanguera
  
Sem título
Vista da Cidade
           
                  Bandeira                                                                  Brasão 

Data de Emancipação: 05/11/1953
Município de Origem: Cumari
Aniversário: 05/11
Gentílico: Anhanguerino
Prefeito 2009/2012: Wander Pereira da Cunha (PTB)
CEP: 75.770-000

Localização
Ficheiro:Goias Municip Anhanguera.svg
18° 20' 13" S 48° 13' 08" O
Mesorregião:  Sul Goiano
Microrregião: Catalão
Municípios Limítrofes: Cumari (N,L, O), Araguari - MG (S).
Distância até a Capital: 299 km

Características Geográficas

Área: 56,642 km² (GO: 246°)
População: 1.030 habest. 2011  (GO: 246°)
Altitude: 561 m

Indicadores

IDH: 0,794 est. 2000 (GO: 13°)
PIB: R$ 5.407.000,00 est. 2005 (GO: 246°)

Histórico

                 A ocupação das terras atualmente correspondentes ao município de Anhanguera se prende a chegada dos primeiros exploradores, comumente denominados bandeirantes, por volta dos anos de 1722 e 1723. 
             A travessia do rio Paranaíba constituía sério obstáculo às expedições bandeiristas. Os melhores locais para se cruzar o rio e entrar em Goiás situavam-se entre Anhanguera e a barranca fronteira, já no estado de Minas Gerais. Nas secas mais pronunciadas, se podia atravessar o rio a vau.
          Portanto, a ocupação primeira do povoado, o qual não tinha nome, se deu em conseguencia da relativa facilidade que o local oferecia para se atravessar o rio Paranaíba.
              O local onde se ergue a Sede Municipal pertencia à fazenda Santa Rosa, adquirida por Onofre Ferreira da sesmaria de Campo Limpo (atual Goiandira).
              A construção da Estrada de Ferro Goiás, em 1908, deu á região condições para desenvolvimento de um núcleo populacional. Onofre Ferreira não permitiu, contudo, a fixação de estranhos em suas terras. Por isso, o núcleo que surgiu se restringia ao pessoal das obras, pessoal intinerante e nômade, que avançava de acordo com a construção.
                  A estação inaugurada recebeu o nome de Anhanguera e tinha por finalidade maior apoiar o movimento e o cruzamento dos trens. 
             Em 1927, com a venda da Fazenda a Belchior de Godoy, foi providenciada a planta da Cidade e o loteamento de uma área em volta da Estação. A construção de uma cerâmica, às margens do ribeirão Pirapetinga, de várias casas e estabelecimentos comerciais, marcaram o início do povoado de Anhanguera.
                       O Povoado, sob o impulso da via férrea, desenvolveu-se, sendo elevado a categoria de Distrito pela lei municipal n° 15, em setembro de 1948, pertencente ao recém criado município de Cumari. Somente em 1953 Anhanguera se tornou município autônomo, alcançando a emancipação e se instalando em 1955.
                   Em 1980, com a construção da barragem de emborcação da Hidrelétrica de Furnas e com a consequente inundação do Vale do Rio Paranaíba, a estrada de ferro teve erradicada a ponte ferroviária e grande trecho foi submerso pelo reservatório desta Usina.   Sendo economicamente mais razoável construir uma linha direta entre Araguari e Goiandira. Anhanguera e Cumari perderam o transporte ferroviário, ao qual deveram o impulso que os havia elevado à emancipação. A indenização recebida da Companhia vem sendo aplicada em obras turísticas, hoje grande fonte de arrecadação do Município.
                Assim, Anhanguera é hoje o menor município goiano em dimensão territorial e em população. Situada junto à Barragem de Furnas, formada pelo represamento das águas do Rio Paranaíba e do Ribeirão Pirapitinga. De rara beleza, o lago constitui atualmente a forte atração turística do município. Junto à margem, existe área de camping apreciada pelos aficcionados.
           Possui uma cerâmica e várias olarias. A argila, abundante e de alta qualidade, é a sua maior esperança no crescimento industrial. A agricultura praticada em suas férteis terras e a pecuária de cria e leite complementam sua economia.
           A cidade é hospitaleira, bem como o povo tradicional e tranqüilo o qual representa o retrato do interior de Goiás. A praça Araquari, junto ao  lago, com um vão de 50 metros avançados sobre as águas, constitui atração à parte. Anhaguera está no sul goiano, junto à divisa com Minas Gerais.                
Fonte: IBGE

Origem do nome

             Anhanguera foi o nome dado à estação de trem, ao redor da qual se ergueu a cidade e que também recebeu tal denominação. O nome lembra a passagem do célebre bandeirante paulista pela região, rumo a Vila Boa (atual cidade de Goiás).
        O Anhanguera, como ficou conhecido o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, recebeu esta alcunha quando, em uma de suas bandeiras, ao retornar do Rio Araguaia à procura do curso do rio Vermelho, encontrou uma aldeia indígena do povo Goyá. Diz a lenda que as índias estavam ricamente adornadas com chapas de ouro e, como se recusaram a indicar a procedência do metal,  Bartolomeu Bueno pôs fogo a uma tigela contendo aguardente afirmando severamente que, se não informassem o local de onde retiravam o ouro, lançaria fogo em todos os rios e fontes. Admirados, os índios informaram o local e o apelidaram Anhangüera (em tupi añã'gwea - alma antiga ou vida antiga) traduzido pelos jesuítas na catequese dos índios como diabo velho - o genérico tupi aportuguesado para anhangá significa diabo ou espírito maligno.

Formação Administrativa

  • Distrito criado com a denominação de Anhanguera ex-povoado, pela lei municipal nº 15 de 11-09-1948, subordinado ao município de Cumari.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Anhanguera figura no município de Cumari.
  • Elevado à categoria de município com a denominação de Anhanguera, pela lei estadual nº 857, de 05-11-1953, desmembrado de Cumari. Sede  no atual distrito de Anhanguera ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1955.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE

Distritos e Povoados

O município de Anhanguera não possui nenhum distrito ou povoado.

Página da Prefeitura


Bairros e Mapa Urbano

A zona urbana da cidade de Anhanguera está divida em  **? bairros/setores:

01. 

Mapa do Município


Clique no mapa para ampliar

Nenhum comentário: