5 de abr. de 2011

Cachoeira Alta


Município de Cachoeira Alta
praça da independencia, Por João Alberto de Freitas
Vista da Cidade
  
          
             Bandeira                                                            Brasão 

Data de Emancipação: 24/09/1953
Municípios de Origem: Rio Verde
Aniversário: 24/09
Gentílico: Cachoeira-Altense
Prefeito 2009/2012Eline Petroni Caiado Fleury (DEM) 
CEP: 75.870-000

Localização
Ficheiro:Goias Municip CachoeiraAlta.svg
18° 45' 46" S 50° 56' 31" O
Mesorregião: Sul Goiano
Microrregião: Quirinópolis
Municípios Limítrofes: Aparecida do Rio Doce e Rio Verde (N), Quirinópolis (L), Paranaiguara (SE), Caçu (SO, O).
Distância até a Capital: 401 km

Características Geográficas

Área: 1.654,343 km² (GO: 65°) 
População: 10.699 habest. 2011  (GO: 84°) 
Altitude: 483 m

Indicadores

IDH: 0,737  est. 2000 (GO: 116°)
PIB: R$ 86.978.000,00 est. 2005 (GO: 79°)

Histórico

             A primeira penetração deu-se em 1876, por Manoel Batista Barroso, vendedor ambulante de drogas medicinais, e Gabriel Paula do Amaral, que se fixaram na margem direita do Ribeirão Cachoeira Alta, a 5 quilômetros acima da barra do Rio Claro.
            Com a chegada de várias famílias, procedentes de Minas Gerais, no ano seguinte, ampliava-se o núcleo populacional.
              Logo após, em 1877, se instalaram as famílias de Antônio Joaquim de Moraes, José Pedro de Paula, Joaquim Corrêa, Antônio Graciano Pereira, Joaquim Nunes de Paula e José Martins Lourenço. Estas novas famílias também eram oriundas de Minas Gerais.
              Em 1920, com a constante imigração, a localidade escolhida por Manoel Batista Barroso, firmava-se como povoado, denominando-se “Cachoeira Alta”, nome do ribeirão que corria nas proximidades.
                Em 24 de fevereiro de 1931, o povoado foi elevado à categoria de distrito, pelo Decreto Municipal nº 239, assinado pelo então prefeito de Rio Verde, Sr. Antônio Martins Borges. Dando-se a instalação do distrito em 19 de junho de 1932.
              Sua emancipação politíco-administrativa deu-se em 24/09/1953, através da Lei  775, complementada pelas leis nº 954 de13-11-1953 e n° 1274, de 14-12-1953. Instalando-se o município em 1º de janeiro de 1954.

Origem do nome

           Cachoeira Alta é o nome de um ribeirão próximo à cidade que também batizou o município. 


Formação Administrativa

  • Distrito criado com a denominação de Cachoeira Alta, pelo decreto municipal nº 23, de 24-02-1931, subordinado ao município de Rio Verde. Instalado em 19/06/1932.
  • No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Cachoeira Alta figura no município de Rio Verde.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
  • Elevado à categoria de município com a denominação de Cachoeira Alta, pela lei estadual nº 775 de 24-09-1953, complementada pelas leis n° 954, de 13-11-1953, e nº 1274, de 14-12-1953, desmembrado de Rio Verde. Sede no antigo distrito de Cachoeira Alta. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE

Distritos e Povoados

O município de Cachoeira Alta possui os seguintes núcleos urbanos:

Povoado:
  • Nova República

Página da Prefeitura


Bairros e Mapa Urbano

A zona urbana da cidade de Cachoeira Alta está divida em  **? bairros/setores:

01. 

Mapa do Município


Clique no mapa para ampliar

5 comentários:

Vera Lúcia ( Velu) disse...


Essa é a minha cidade natal que eu amo muito.
Saí daí aos dez anos para morar em Paranaíba-MS que considero minha segunda cidade natal, por ter-me estudado, me formado e e trabalhado até a minha aposentadoria.
Mas Cachoeira Alta está guardadinha no meu coração.

Vera Lúcia ( Velu) disse...

Eu é que agradeço a oportunidade.

Unknown disse...

Gostaria muito de saber a historia do Capitão Freitas.
O nome dele eu sei, é Sebastião de Freitas silveira e eu Luiz de Freitas silveira.

Unknown disse...

O capitão Freitas era pai das minhas tias Geralda, Zélia do tio Gil ex prefeito desta cidade.

Unknown disse...

Eu sou Milton mota
Cachoeira alta e a minha querida cidade. Onde comecei a aprender as primeiras letras e a escrever minhas primeiras palavras. Conclui ai nessa cidade o primeiro grau .sai dai em 1978.fui para araxa- mg que considero a minha segunda cidade mais querida. Hoje moro em BELO HORIZONTE- MG AQUI JA FAZ 29 ANOS COM MUITO ORGULHO POR SER DE CACHOEIRA ALTA MEU BERÇO querido.
Parabéns povo de cachoeira alta. Vocês são gente boas e hospitaleiras. De tempo em tempo estarei por ai, assim que Deus permitir. Kkkk.