5 de abr. de 2011

Iaciara

Município de Iaciara

Iaciara
Entrada da Cidade

 
         Bandeira                                                                            Brasão 

Data de Emancipação: 14/11/1958
Município de Origem: Posse
Aniversário: 14/11
Gentílico: Iaciarense
Prefeito 2009/2012Adão Luiz Ribeiro dos Santos (PMDB) 
CEP: 73.920-000

Mesorregião: Leste Goiano
Microrregião: Vão do Paranã
Municípios Limítrofes: São Domingos (N), Guarani de Goiás (NE), Posse (SE), Alvorada do Norte (S), Flores de Goiás (SO), Nova Roma (O).
Distância até a Capital: 500 km

Características Geográficas

Área: 1.625,284 km² (GO: 67°)
População: 12.539 habest. 2011  (GO: 73°)
Altitude: 571 m

Indicadores

IDH: 0,704  est. 2000 (GO: 206°)
PIB: R$ 61.320.000,00 est. 2005 (GO: 96°)

Histórico

            Iaciara surgiu da devoção de pessoas a Santo Antônio. Em 13 de junho de 1881 na Fazenda de Protássio de Souza foi rezada uma ladainha pelo escravo Miguel Cardoso da Conceição em honra a Santo Antonio. Desde então tornou-se tradição a festa no local. Protássio de Souza instalou no local cabanas de palha para os fiéis que participavam da festa e em torno da festa e das barracas começou a se desenvolver o lugar. As pessoas que ali ficavam vinham dos povoados vizinhos como Nova Roma, São Domingos, Posse,Flores e outros.
        Quatro anos depois, em 1885, construiu-se  a primeira casa de telhas, de Ciríaco Moreira Lopes. O povoado recebeu o nome de “Boa Vista”, da fazenda da qual se originou, por vezes era chamada de Boa Vista de Seu Onofre, que foi o primeiro fazendeiro a se instalar no povoado, depois passou a se chamar Iracema, que tinha origem desconhecida para a maioria dos habitantes, colocado em homenagem à filha de um político do município de Posse. Depois passou a se chamar Iaciara, nome também de origem indígena.
          Volta e meia chegava ali e se instalava uma família fugindo do surto de maleta que infestava a beira dos rios.
         O ano de 1887 trouxe para seus habitantes uma novidade, o povoado tinha sido elevado a categoria de Vila, distrito de Posse. Assim começava a nascer o Distrito de Iaciara. Os responsáveis por sua emancipação foram duas famílias: os Sabath que representavam a UDN e os Roberto que representavam o PSD.
        Sua emancipação ocorreu no dia 14 de novembro de 1958, através da Lei Estadual n° 2.122, desmembrando do município de Posse, realizando o sonho de seu povo. No início o povoado de Boa Vista ganhou o apelido de Lagartixa era dependente de Posse em tudo. Na época de sua emancipação Presidente do Brasil era Juscelino Kubistchek, responsável por importantíssimas realizações dentre elas a construção de uma nova capital para o país, Brasília, abertura de grandes rodovias, construção de grandes usinas hidrelétricas e outros. Goiás era governado por José L. de Almeida e o Prefeito de Iaciara, era Hildebrando de França Sabath.
        Considera-se o fundador da cidade Isidoro Teixeira, que passou a residir no local com sua família. As famílias pioneiras foram a de Onofre Gomes e Cirilo Sabath, seguindo-se da família  Roberto, família Vieira, a família Nery etc.
        Em se tratando de educação a primeira escola do município foi construída em 1951 que foi denominada através de lei municipal de Escola Municipal Maria do Carmo Marques. Sendo o professor Raimundo Rocha Ribeiro, o precursor da educação em Iaciara.
       O primeiro hospital construído foi o Hospital e Maternidade Santa Mônica LTDA; o primeiro médico foi o proprietário do mesmo, Dr. Jonas Pinheiro Dias. A primeira enfermeira foi a Sra. Sebastiana Vieira da Silveira; o primeiro parto foi de Dona Raimunda Gomes do Nascimento que deu a luz a uma menina que veio a se chamar Mônica Lopes do Nascimento em homenagem ao próprio hospital devido ter sido o primeiro nascimento.
          Em se tratando de religião, segundo depoimento do Sr. José Emílio, foi construída em Iaciara uma pequena igrejinha que hoje não existe mais. Depois foi edificada a Igreja Santo Antônio que teve seu telhado construído pelo Sr. Felipe Moranga morador do Cantinguera município de Posse. Suas paredes foram construídas pelo Sr. Alfredo Ribeiro e Bernardino Telheiro, moradores de Iaciara. 

           O Sr. Viturino Roberto dos Santos também ajudou na construção da Igreja Santo Antônio. Ele era um idealista. Foi uma personalidade em que muito contribuiu para a educação no município, o professor Viturino Roberto dos Santos, que também foi juiz de paz e vereador (ele representava o povoado em Posse).
            Desde a sua fundação Iaciara ficou muito tempo desprovida de padre. Quando tinha que casar ou batizar alguém ou celebrar missas vinham padres das cidades vizinhas, como muitas vezes o Padre Zezinho vinha da cidade de Posse realizar missas, casamentos e batizados. Em 1985 quando foi instituída a Paróquia Santo Antônio, Iaciara recebeu seu primeiro pároco, o Padre Luiz Gonzaga Evangelista que realizou o primeiro casamento quando paróquia que foi de Luiz Antônio de Morais e Afonsina Nunes, bem como batizou Júlio César Bonfim de Andrade em 17 de fevereiro de 1985.
           O primeiro comerciante de Iaciara foi Cirilo Sabath que vendia gêneros alimentícios e outros trazidas de Januária em lombos de burro e carros de boi.

        A primeira praça foi a Praça da Matriz local onde fora construída a Igreja Santo Antônio e também construídas as primeiras casas.

Fonte: Prefeitura Municipal

Origem do nome


           O topônimo Iaciara é de origem indígena (Tupi-guarani). Sua etimologia deriva de Jaci – Lua e Iara – água, significando assim, água da lua ou reflexo da lua.


Formação Administrativa

  • Distrito criado com a denominação de Iracema ex-povoado de Boa Vista, pela lei......, de ...-...-1887,  subordinado ao município de Posse.
  • Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Iracema figura no
  • município de Posse.
  • No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito permanece no
  • distrito de Posse.
  • Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de  31-12-1943, o distrito de Iracema passou a denominar-se Iaciara.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Iaciara, figura no município de Posse.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
  • Elevado à categoria de município com a denominação de Iaciara, pela lei estadual nº 2122, de 14-11-1958, desmembrado de Posse. Sede no antigo distrito de Iaciara. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE

Distritos e Povoados

O município de Iaciara possui os seguintes núcleos urbanos:

Povoados:
  • Água Quente
  • Claretiana
Aglomerados:
  • Extrema
  • Levantado
  • Trombas

Página da Prefeitura


Mapa do Município


Clique no mapa para ampliar

Nenhum comentário: