4 de abr. de 2011

Cibele (Itapuranga)

Distrito de Cibele
  
Entrada do Distrito

    Data de Criação: 13/07/1963
Município: Itapuranga
Distância de Itapuranga: 30 km
População Aprox.: ....hab.
Área Aprox.: 221,03 km²
CEP: 76.682-000

Localização
Localização do Distrito no município de Itapuranga

Aspectos Históricos e Culturais

                 O distrito de Cibele foi criado pela lei municipal de 13/07/1963 e registrada no Cartório de Ofício de Itapuranga. O cartório de Ofício do Distrito de Cibele data de 04/06/1964, vinculado à comarca do município-sede, na qual sempre esteve assentado o distrito. Segundo os moradores mais antigos, a vila já existia quatro anos antes da criação do cartório. Ao fazendeiro José Batista de Faria, foi dado o atributo de "fundador do patrimônio, construtor da igreja e do desenho das ruas".   
             Antes do registro oficial, o povoado de Cibele era conhecido com "Calango Tonto". A nomenclatura não-oficial foi determinada por uma brincadeira feita pelo fazendeiro, fundador da vila que pegou um calango (lagarto de pequeno porte) e enfiou pinga em sua goela, depois disso, o calango saiu dançando.
                A origem do nome Cibele, possui duas versões entre os moradores da cidade, marcadamente defendidas por dois perfis diferentes: os mais novos afirmam que a motivação constitui-se de referência míticas, associadas à fertilidade e à fartura; os mais velhos diziam que Cibele era o nome de um "rótulo de goiabada" trazido pelo fazendeiro que fundou o patrimônio.  
Fonte:  SILVA, Rusvênia.

Formação Administrativa

  • Pela lei municipal nº 144, de 13-07-1963 é criado o distrito de Cibele e anexado ao município de Itapuranga.
  • Em divisão territorial datada de 2010 o município de Itapuranga é constituído de 3 distritos: Itapuranga, Cibele e Diolândia.
Fonte: IBGE
                                                                                                                                                                                                        

Mapa do Distrito
 
Clique no mapa para ampliar

9 comentários:

Unknown disse...

Faz 52 anos que mudei de Cibele. Senti saudades de lá!

Unknown disse...

Meu pai morou aí Sr Zé pequeno ele ficou doente no ano de 2000 buscamos ele pra goianesia ele faleceu 01/01/2000

Unknown disse...

Fui morador nos anos 90 .
Bons tempos.

Unknown disse...

Eu moro em Itaguara Minas Gerais, e morei na Cibele ano de 1971 a 1973

Unknown disse...

Meu nome é Célia Nunes de Paula tenho um tio por parte de pai o nome dele é conhecido por Sebastião Paulista, esposa Maria filhos Divino, Aparecida se alguém souber por favor me avise

Unknown disse...

Desculpe o incomodo,mas como seu pai chama?meu avô Geraldo Alves da Silva era conhecido como Geraldo Paulista e tinha um irmão chamado Sebastião,eu não sei o nome da esposa dele,nem,dos filhos,mas talvez se tivéssemos mais dados,quem sabe são da mesma família?

Anônimo disse...

Boa noite, eu conheci O Sr Sebastião Paulista e a Dona Maria, ambos já falecidos, mas seus filhos: o Divino e a Aparecida moram próximo do Distrito de Cibele, inclusive conversei com ela sobre sua postagem.

Anônimo disse...

Meu nome è José Orlando Oliveira, conheci O Sr Sebastião Paulista e a Dona Maria, ambos já falecidos, mas seus filhos: o Divino e a Aparecida moram próximo do Distrito de Cibele, inclusive conversei com ela sobre sua postagem. Caso queira mais detalhes sobre os filhos do Sr. Sebastião Paulista, pode entrar em contato comigo através do Facebook ou do e-mail joseorlandogeo@hotmail.com

Danillo de Faria disse...

Já passei muito por essas bandas, indo para a baixa da serra buscar pequi com meu pai Vanderlei, meu irmão Murilo, meu primo Diego e meu tio Valdino. Bons tempos esses que não voltam mais.