4 de abr. de 2011

São Jorge (Alto Paraíso de Goiás)

Distrito de São Jorge
  
Salto Rio Preto Chapada dos Veadeiros GO
Salto do Rio Preto
São Jorge - Portal da Chapada dos Veadeiros
    
Data de Criação: 06/12/1996
Município: Alto Paraíso de Goiás
Distância de Alto Paraíso: 35 km
População Aprox.: 360 hab.
Área Aprox.: 352,62 km²
CEP: 73.770-000

Localização
Localização do Distrito no município de Alto Paraíso de Goiás

Aspectos Históricos e Culturais

            O distrito de São Jorge foi criado pela Lei Municipal Nº 499/96 de 06 de dezembro de 1996.
        Nesta mesma lei consta que o Distrito de São Jorge será representado junto à Administração Municipal por um Sub-Prefeito, de livre indicação do Prefeito Municipal de Alto Paraíso.
        O distrito apresenta uma área de 350 quilômetros quadrados. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ocupa uma área de 54 quilômetros quadrados dentro do distrito, representando cerca de 18 % da área total do distrito de São Jorge.
        O núcleo urbano de São Jorge apresenta as seguintes coordenadas geográficas:
        47º 48' 55'' de longitude oeste
        14º 10' 35'' de latitude sul
        A altitude da zona urbanizada situa-se entre 1.000 a 1.020 metros e o povoado fica situado a cerca de 35 quilômetros à oeste da cidade de Alto Paraíso à qual se acha ligada pela rodovia GO-239.
        Os primeiros registros sobre a existência do atual povoado de São Jorge, indicam que o mesmo foi criado em 1912, sendo constituído inicialmente por um acampamento de garimpeiros cognominado de Garimpão. A exploração de cristal de rocha provocou um aumento gradual de moradores transformando-o no povoado que passou a ser conhecido por Baixa dos Veadeiros, conforme registro paroquial, recebia este nome porque ficava em um local abaixo de Alto Paraíso.  Posteriormente foi renomeado para Vila de São Jorge, por iniciativa do garimpeiro Severiano da Silva Pires, conhecido como Zequita, devido à sua forte crença no Santo e a idéia de que São Jorge está nas alturas gerou uma boa aceitação dos moradores, já que a vila chamava-se Baixa. Então Zequita mandou trazer de São Paulo a imagem de São Jorge que está na capela construída pelos garimpeiros e cuja a festa é celebrada anualmente em 23 de abril.
         A extração de cristais nesta região atin
giu seu auge no início da década de 40 sendo o produto extraído exportado para a fabricação componentes eletrônicos destinados a sonares, transmissores de rádio, telegrafia e telefonia.
           Com o fim da Segunda Guerra Mundial houve queda brusca nas importações de cristal de rocha, muito contribuindo para tal o advento de cristal sintético que passou a ser fabricado nos laboratórios dos países que constituíam os grandes consumidores.
        Com a política de incentivos às exportações introduzida nos anos 60, ocorreu o apogeu econômico da região situada no entorno da Vila de São Jorge. Proliferaram inúmeros acampamentos com construção de várias pistas de pouso rudimentares para aviões de pequeno porte que faziam o transporte do cristal até Goiânia. Antes do fim desta década houve novamente uma decadência na atividade mineradora.
        Os habitantes da região que enfrentaram as inúmeras crises, buscaram na agricultura e no extrativismo de flores do cerrado e de cristal uma forma de sobrevivência
        A criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros representou uma completa mudança de comportamento para os habitantes do Povoado de São Jorge. A partir da década de 80, seus moradores mais antigos que antes se voltavam para atividades agrícolas ou extrativas, estão cada vez mais envolvidos com o atendimento ao turismo, de forma direta ou indireta. Novos moradores fixaram residência especificamente em função dessa nova atividade.
        Antigas residências foram transformadas em pousadas, bares e restaurantes, terrenos desocupados foram adaptados para servirem de campings e novas construções foram erguidas especificamente para recepcionar os visitantes.
        Mudanças significativas já se revelam no uso e ocupação do solo urbano, pois hoje as melhores pousadas são de pessoas de fora ou de novos moradores.
        Foi criado o loteamento designado por São Jorge II com 167 lotes, pela Prefeitura Municipal de Alto Paraíso, destinado a abrigar não só os moradores mais carentes de São Jorge como novos habitantes vindos de outras localidades.
        Este novo loteamento carece de toda a infra-estrutura básica e mostra sinais de erosão ao longo de suas ruas. Até o presente foram construídas cerca de 40 casas com área de 36 metros quadrados, não existindo sistema de esgotamento sanitários nessas residências.
        A população fixa de São Jorge gira em torno de 360 pessoas alojadas em 72 moradias. Existem mais 26 casas para moradores de fins de semana e 9 residências destinadas à locação para temporadas ou fins de semana.      
        Para atendimento ao turista existem as seguintes instalações:
- 14 pousadas e 3 pensões com um total de 359 leitos
- 10 campings
- 05 restaurantes
- 07 lanchonetes / bares
        As construções mais antigas são de adobe, tendo a fachada voltada para a frente das ruas sem calçamento. O traçado dos lotes é irregular, com dimensões variáveis. Atualmente a maioria das residências é dotada de instalações sanitárias com esgotamento através de fossas negras. Entretanto existem várias residências cujos moradores ainda resistem em implantar estas medidas higiênicas.
        Há um posto de saúde municipal e uma escola municipal de 1º Grau dotada de duas salas de aula, com cerca de 90 alunos matriculados distribuídos em seis turmas, em quatro turnos.
        O povoado é dotado de rede de energia elétrica que serve às residências. Não existe iluminação pública por opção dos próprios moradores através de consenso manifestado através da Associação Comunitária de São Jorge.
        O maior problema existente atualmente refere-se ao abastecimento de água. Existe uma captação feita em pequena barragem no interior do Parque Nacional de onde é conduzida diretamente para as residências de São Jorge. Recentemente foi perfurado um poço tubular para captação de água subterrânea que apresentou vazão de 5 metros cúbicos por hora. O sistema de abastecimento é suficiente para atender à população fixa, mas incapaz de suprir as necessidades da atual demanda turística que se verifica em feriados prolongados. A qualidade da água que é fornecida à população também preocupa. Há necessidade de controle sistemático através de análises periódicas, em especial da água proveniente do poço tubular tendo em vista o sistema de esgotamento sanitário adotado.
        Uso e ocupação do solo: O uso predominante do solo na área urbana verifica-se como uma mistura de residências com estabelecimentos turísticos/comerciais, compreendendo grande número de pousadas, campings e bares/restaurantes.
        Na área rural do distrito existem alguns estabelecimentos constituídos para exploração turística de atrativos naturais. A produção agrícola é pequena ou incipiente, assim como a criação de bovinos.        
        O fluxo de turistas nos períodos de férias ou fins de semana prolongados, provoca geralmente congestionamento tornando-se necessário planejar uma estratégia para disciplinar o estacionamento de veículos em dias de maior fluxo.
           Hoje São Jorge é um ponto de ecoturismo dos mais movimentados. Está próximo da entrada principal do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A partir de S. Jorge pode-se fazer várias trilhas, como as cachoeiras do Garimpão (5km), das Cariocas (5km) e Pedreiras (3km), todas no Parque, com guias. Outros locais próximos, que dá pra ir à pé: Raizama (2,5km), Vale da Lua, mirantes (de 2 a 4km), Morada do Sol (5km) e Cachoeira do Abismo (5km). De carro dá pra ir até as águas termais (16km), o Pequizeiro (7km) e o Vale Encantado (12km). Em uma primeira impressão, os visitantes irão se surpreender com a beleza natural do Planalto Central brasileiro, fauna, flora e recursos minerais em perfeita harmonia. As principais atrações no cenário da região, são as belas cachoeiras, rios e morros, que serão parte integrante também de seus passeios por trilhas na mata do Cerrado.

Formação Administrativa

  • Pela lei municipal nº 499, de 06-12-1996, é criado o distrito de São Jorge ex-povoado e anexado ao município de Alto Paraíso de Goiás.
  • Em divisão territorial datada de 2010 o município de Alto Paraíso de Goiás é constituído de 2 distritos: Alto Paraíso de Goiás e São Jorge.
                                                                                                                                                                                                        

Mapa do Distrito

Clique no mapa para ampliar

Um comentário:

PriBastos_ disse...

Gostaria de me mudar pra são Jorge. Tenho alguns conhecidos mas de difícil acesso para comunicação. Procurei informações sobre moradia (aluguel), emprego, custo de vida, mas não achei nenhum site com essas informações. Agradeço se puder ajudar.