5 de abr. de 2011

Santa Fé de Goiás

Município de Santa Fé de Goiás
 
Entrada da cidade-Foto:Paulo Bantarez
Entrada da Cidade


Bandeira
Brasão

Data de Emancipação: 01/01/1988
Municípios de Origem: Jussara e Britânia
Aniversário: 01/06
Gentílico: Santa-feense
Prefeito 2009/2012Gilmar Batista Teixeira (PP) 
CEP: 76.265-000

Localização
  
Ficheiro:Goias Municip SantaFedeGoias.svg
15° 46' 08" S 51° 06' 21" O
Mesorregião: Noroeste Goiano
Microrregião: Rio Vermelho
Municípios Limítrofes: Britânia (N), Itapirapuã (L), Jussara (O/S).
Distância até a Capital: 259 km

Características Geográficas

Área: 1.160,800 km² (GO: 91°)

População: 4.814 habest. 2011  (GO: 152°)
Altitude: 362 m

Indicadores

IDH: 0,713  est. 2000 (GO: 190°)
PIB: R$ 78.682.000,00 est. 2005 (GO: 83°)

Histórico

             No início do mês de abril de 1939, dois anos após a inauguração da nova capital do estado de Goias, "Goiânia."  Emigraram-se para a região de Santa Fé, antes território da cidade de Goiás (antiga capital do estado), vindo da cidade de Iporá-Go, a familia do Sr. Claudino “conhecido como Colodino”.
         Fugindo da segunda guerra mundial, refugiou-se na região da Samambaia, onde devido muitos problemas com os Índios daquela região e como a caça era mais fácil e farta resolveram mudar para as margens do córrego da Serra “o Córrego do Colodino”. Logo em seguida chegou também seu primo Rael Jacob, também fixando morada no então embrião do futuro povoado. Esse foi o início da história da família pioneira de Santa Fé. 
             Depois de Colodino, fixou moradia às margens de uma estrada onde passavam os viajantes com destino à cidade de Araguaiana-MT, o Sr. Pulim do Carrossel, apelido este porque, tinha um brinquedo giratório como um carrossel que fazia a alegria das crianças por onde passava, denominando o local de Santa Fé .
             Logo depois chegou também, fixando moradia o Sr.Manoel Neres "Sr. nelico" vindo da cidade de Córrego de Ouro-Go. Em um rancho de palha construído por ele, foi montado um ponto onde os viajantes paravam para descansar.
               Foi em um Domingo no ano de 1948 em noite de cantorias, após beber uns goles de cachaça, Paulim do Carrossel, sentando em um toco de mangueira tocando sua sanfona deu um grito "que lugar lindo... aqui é um paraíso”,  e  a partir daquele dia foi complementado o nome do povoado para Santa Fé do Paraíso. 
 
               Em 1952 chegava Sr. Pedro Rezende, também contribuindo para o nascimento do povoado.
                No dia 7 de Setembro de 1953, uma caravana num caminhão Chevrolet 1927, também chegou para morar no povoado, trazendo as famílias dos Srs. Juca Domingos; Orlando Nascimento e sua mãe dona Sarvina e a família de João Mariano. 
             Também no mesmo ano radicou moradia em Santa Fé do Paraíso o Sr. João Soares,  e adquiriram  juntamente com os Senhores: Nelico, João Mariano e Juca Domingos, glebas de terras e dividiram em lotes, pois, a procura de pessoas interessadas em se estabelecer no promissor povoado era grande.
                  Em 1956 chegaram as família dos irmãos Domingos e Fernandes Monteiro junta- mente com o Sr Rael Ferreira Lisboa, o primeiro religioso protestante e o primeiro a fazer um culto pentecostal no povoado.
             Em 1957 mudaram-se as famílias: dos Srs. Joaquim de Brito, Braz Correia, Juscelino de Moura, Ângelo Siqueira Dias, Amaro José de Moura "soquim", instalando o primeiro bar com energia elétrica, movido a um motor estacionário, com som de alto falante e fabrica de picolés; Nesta época também chegaram pra morar no povoado, Lourival de Oliveira Lobo, Sebastião Carvalho e outros.
              O Senhor Joaquim de Brito foi o primeiro vereador eleito representando o povoado na cidade de Goiás e elaborando o primeiro projeto legislativo, a cadeia publica, onde é estabelecida até hoje.
                    Em 09 de Março de 1960. MM Sr. Juiz de Direito da Comarca de Goiás, Manoel Amorim Felix de Souza, empossou o Sr. Ângelo Siqueira Dias , o Primeiro Escrivão do Então criado Cartório do Registro Cível de Santa Fé do Paraíso.  D. Berenice Alves Coelho, foi a primeira diretora da Escola Municipal de Santa Fé do Paraíso. A primeira pensão foi a de dona Maria Fernandes, mãe do sr. Aníbal Naves. O primeiro nascimento registrado no povoado foi de João Alves de Miranda, em 01 de Maio de 1960, filho de: José Henrique de Miranda e dona Maria Alves de Miranda; sendo assim o primeiro filho de Santa Fé do Paraíso. O primeiro casamento realizado oficialmente foi do Sr. Militão José dos Santos e dona Ilda Lina dos Anjos, realizado em 15/06/1960 e o segundo foi do Sr. Esmeraldino Belmiro Rosa e dona Luiza Marques de Carvalho, realizado 18/06/1960. 
               Em 18 de Maio de 1957, foi então criado o Distrito de Santa Fé do Paraíso, pela lei municipal n. 216 subordinado à cidade de Goiás.
           Pela lei estadual n. 2116 Em 14 de Novembro de 1958, foi desmembrado do município da cidade Goiás, para ser distrito da então emancipada cidade de Jussara. O distrito de Santa Fé do Paraíso permaneceu até 01/01/1988, quando, através da lei estadual n. 10417 teve sua emancipação tão sonhada realizada;
                 Não durou muito, e foi suspensa pela a medida cautelar n. 1576. Em 15/07/1988 foi confirmado definitivo como sede, desmembrando-se de Jussara através de plebiscito popular em votação no único turno. Instalando-se definitivamente em 01/06/1989, quando foram eleitos o Sr. Ademar marques de Carvalho e seu vice o Sr. José Neto de Brito, os primeiros homens a administrar o novo município, eleitos através do voto popular juntamente com os vereadores: Osmar José Ribeiro, Cosme Ribeiro Bueno, José Pacheco dos Reis, Adão Neves, Antonio Adolfo da silva, Marcos Ribeiro Malta, Antonio Aparecido Pereira (Tiel), Getulio D’Alcântara e João Bosco dos Santos. Antes da emancipação, Santa Fé elegeu o Sr. Joaquim de Brito “primeiro vereador”,  Sr, José Ribeiro Filho, sendo o vereador mais bem votado de toda história proporcionalmente, seguido pelo  o Sr. Agostinho Pereira da Silva, “eleito por três mandatos, Sr. Eliziário eleito vereador depois a Vice do Sr. Francisco Rebouças; Sr. Ademar Marques de Carvalho, por dois mandatos “renunciando do ultimo para concorrer com o Sr. Badé à prefeitura de Santa Fé, foram eleitos ainda Pedro Batista dos Santos e Adésio José da Silva.
 
Origem do nome

           Sem informações.


Formação Administrativa


  • Distrito criado com a denominação de Santa Fé, pela lei municipal nº 216, de 18-05-1957, ex-povoado de Santa Fé do Paraíso, subordinado ao município de Goiás.
  • Pela lei estadual nº 2116, de 14-11-1958, desmembra do município de Goiás o distrito de Santa Fé, para formar o município de Jussara.
  • Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Santa Fé permanece no município de Jussara.
  • Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Fé de Goiás, pela lei estadual nº 10417, de 01-01-1988, teve a execução desta lei suspensa pela medida cautelar nº 1576, de 15-07-1988, até o definitivo julgamento da representação, desmembrado de Jussara e Britânia. Sede no atual Santa Fé de Goiás ex-Santa Fé. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989.
  • Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.
  • Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
Fonte: IBGE

Distritos e Povoados

        O município de Santa Fé de Goiás não possui nenhum povoado ou distrito.

Página da Prefeitura

  • Sem informações.
  
Mapa do Município


Clique no mapa para ampliar


Apoio:

Um comentário:

Anônimo disse...

ola Sou jhonata do site santafest.com.br
Venho aqui parabeniza-los pelo trabalho que estao fazendo e podem ficar tranqüilos que estamos tomando providencia para passas as imagens requeridas, muito obrigado por tudo e até mais !